Representantes do Hospital de Turmalina e integrantes da Conferência de São Vicente de Paulo se reuniram na lavanderia, situada na Praçinha do Pau D’Óleo. Antigamente o local era conhecido como Olhos D’Água, como conta em versos, o ex-prefeito e membro da Conferência de São Vicente Valdez Coimbra Maciel.  “Pra mim essa praça ainda continua se chamando Praça dos Olhos D’água. Esses olhos que nunca fecharam e ainda estão jorrando água para todos nós”, recitou. O nome se dava em função da nascente de água cristalina, canalizada para a lavanderia, que até hoje atende vários moradores do bairro. Por ser uma fonte de água limpa, o local também atrai pessoas que transportam a água em galões e a utilizam para o consumo domestico.

O local foi adquirido pela Conferência São Vicente de Paulo no dia 10 de Agosto de 1981. Na manhã da última quinta-feira (23/02), a escritura do terreno foi entregue a entidade, que também é mantenedora do Hospital São Vicente de Turmalina/MG. “Com a documentação em mãos será possível a Conferência de São Vicente buscar recursos junto ao Poder Público para a melhora da infraestrutura do local”, disse a sócia proprietária da empresa Turmalina Imóveis, Márcia Alves de Souza e Louro.

Após receber os papeis, o Presidente da Conferência Anderson Cordeiro dos Santos (Som) disse que o objetivo da entidade ao contratar a empresa para viabilizar a documentação foi justamente essa. Com a posse deste documento nós poderemos buscar recursos, através de emendas parlamentares e de outras parcerias, que poderão ser usados na melhora da lavanderia”, completa. No final, o Presidente da Conferência garantiu que a Lavanderia São Vicente de Paulo continuará aberta para toda a população turmalinense. Assista ao vídeo, que registro este momento histórico.

A Conferência de São Vicente de Paulo é a mais antiga e tradicional entidade filantrópica do município de Turmalina/MG. Sua fundação foi em 1925 e em breve deverão começar as comemorações que vão marcar o seu centenário.