No final do ano passado uma reportagem sobre uma cirurgia realizada em uma mulher da cidade de José Gonçalves de Minas, para a retirada de uma massa ovariana gigante, ganhou repercussão em todo o estado. O assunto chegou à redação do jornal Estado de Minas que deu destaque a pauta, em função do risco que o procedimento oferecia para a paciente e consequentemente sobre o sucesso da cirurgia.

Agora, um caso semelhante chama novamente a atenção da mídia. No dia 07 de Abril, outro procedimento de grande porte cirúrgico foi realizado pelo Hospital São Vicente de Turmalina. A cirurgia foi conduzida pelos médicos Dr. Messias Eustáquio Faria e Dr. Adson. Este primeiro destacou a participação da equipe que o acompanhou. “Agradeço as enfermeiras Vânia e Léia ao Doutor Adson, pessoas que eu tenho uma grande amizade e que participaram desta intervenção cirúrgica onde retiramos um dos maiores cistos de ovário, através de uma cirurgia realizada aqui no Hospital”, diz o médico.

Além do cisto a paciente teve a vesícula retirada. Doutor Messias explica sobre o estágio de crescimento do órgão. “Também retiramos a vesícula, que possuía o tamanho de um ovo de galinha, e agora o que me resta é agradecer e parabenizar os companheiros pelo sucesso da cirurgia”, finaliza. A vesícula biliar é um órgão pequeno localizado próximo ao fígado, no lado direito do abdômen. Sua principal função é armazenar e liberar a bile, um líquido produzido pelo fígado que ajuda na digestão de gorduras no intestino delgado. Após a remoção da vesícula biliar, a bile flui diretamente do fígado para o intestino delgado.

Já o cisto é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou na superfície do ovário e desaparecem quando são pequenos, mas precisam ser retirados quando atingem tamanhos que impedem o retrocesso. Existem vários tipos de cistos ovarianos, e cada tipo pode se formar de maneiras diferentes. O cisto retirado na cirurgia realizada no Hospital de Turmalina pesou 10 kg. A paciente passa bem e recebeu alta hospitalar uma semana depois.